O Cérebro

Category : Cérebro

O cérebro é uma das ferramentas mais avançadas que o ser humano tem. É um órgão complexo que forma o sistema Nervoso Central e que constitui a parte mais volumosa e conhecida como encéfalo.

O cérebro é o órgão encarregado de controlar e regular a maioria das funções do corpo humano e da mente.

Controla as funções vitais como: temperatura, pressão sanguínea, ritmo cardíaco, respiratório, dormir e comer.Controla também os movimentos que fazemos como: caminhar, andar, correr, falar,estar de pé, etc.

Controla também as funções cognitivas, a memória, aprendizagem, percepção. Recebe, processa, integra toda a informação que recebe dos sentidos, a vista, o ouvido, o tacto, o gosto e o olfacto.

É responsável pelas nossas emoções. «Já dizia Hipócritas, o cérebro humano, é uma das criações mais complexas, enigmáticas e ao mesmo tempo perfeitas do universo.

►Podemos treinar e melhorar as funções do cérebro?– Podemos! Iremos ver como.

►Podemos tomar medidas para prevenir / retardar a degradação das funções cerebrais que ocorrem com o passar dos anos? – Podemos! Iremos ver como.

Para fazermos uma avaliação da nossa Saúde Mental, o prof. Vitorino forneceu nos um questionário com 33 perguntas às quais tínhamos que responder, aplicando uma chave padrão fornecida , no final, a qual nos dá uma indicação de como como pode estar a nossa Saúde Mental e do que podemos fazer para a melhorar e prevenir uma precoce degradação cerebral.

As indicações /sugestões que nos dá o questionário, é aquilo que cada pessoa é, e podemos aceitar alguns desafios, em termos de práticas e hábitos, com vista a corrigir aquilo que possa estar menos bem, no nosso dia a dia.

Isto é uma competição, connosco mesmo, e ao fazermos um propósito em melhorar alguma coisa nomeadamente na alimentação e por ai fora, como a seguir se descreve.

Então para melhorarmos a nossa saúde mental, podemos deitar a mão a várias ferramentas, nomeadamente:

►Termos uma alimentação saudável, beber muita água, ausência de tabagismo, exercício físico, ter um bom relacionamento(familiar e com os outros), meditar, ler e escrever, dormir bem e descansadamente, ter objetivos para a vida, nada de stress e ausência de solidão.

Brevemente voltaremos a abordar este tema.

Para um estudo mais aprofundado recomendamos a obra:

Cuide do seu Cérebro … e melhore a sua Vida, de Álvaro Bilbau, Editora Planeta, Lisboa, 2017


Leave a Reply