[:pt]Atitudes de comunicação[:]
Tags : atitudecomunicação
Category : Atitude
As atitudes de um sujeito dependem das experiências. Pode dizer-se que também é a predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa sendo um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Integra a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento activo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Assume três grandes dimensões: uma afectiva, uma cognitiva e uma comportamental.
Littlejohn (1978), define atitude como um estado mental que cria presteza para o comportamento positivo ou negativo em relação a indivíduos, situações ou coisas. Apesar de as atitudes se inter-relacionarem mutuamente, não se pode afirmar com certeza que elas dirigem ou influenciam o comportamento dos indivíduos. Atitudes podem ser classificadas em operacionais, sociais e emocionais.
- A atitude operacional pode ser: arrojo, eficácia, eficiência, deliberada, cooperativa, adaptável, responsável, coerente, concentrada, perseverante, pragmática, organizada;
- A atitude social pode ser: diplomática, partcipativa, impecável, reverente, madura, provocadora, modesta, entusiasta;
- A atitude emocional pode ser: amorosa, generosa, autêntica, apreciativa, pura, sensual, alegre, libertadora, parental, compassiva, inocente, tolerante;
Porter distingiu seis tipos de atitudes:
Atitude de Avaliação:
- É um juízo de valor acerca de comportamento (verbal/não verbal) manifestado pelo interlocutor.
Atitude de Orientação:
- Esta atitude consiste em modelar e controlar o comportamento futuro do interlocutor.
Atitude de Apoio:
- Consiste numa resposta simpática que tem como objectivo criar relacionamento concordante entre o emissor e o receptor.
Atitude de Interpretação:
- Esta atitude consiste na interpretação do sentido da comunicação do interlocutor.
Atitude de Exploração:
- Consiste na recolha de informações do nosso interlocutor.
Atitude de Compreensão:
- Centra-se no interlocutor e nos sentimentos. Consiste em reformular e clarificar.
Consideramos nestes seis tipos de atitudes:
- Atitudes de influência ou desnivelantes: avaliação, orientação e interpretação. Trata-se de atitudes que implicam a invasão do outro quer a nível do acto, do pensamento lógico, da moral e do sentimento. Emissor - inferior/receptor-modelo.
- Atitudes de não-influência ou nivelantes: apoio, exploração e compreensão. Estas atitudes implicam o tratamento do Outro com respeito.
Importa referir que em situações de tensão ou conflito, as atitudes de influência ou desnivelantes tendem a provocar uma relação negativa enquanto que as atitudes de não-influência ou nivelantes se mostram favoráveis ao bem-estar psicológico e ao bom relacionamento e comportamento ajustado dentro dos contextos sociais.
Mudança de atitudes
- Emissor da mensagem: credibilidade, semelhança com o receptor, carácter atraente;
- Natureza da mensagem: sua tonalidade afectiva e organização interna;
- Receptor: a sua inteligência, auto-estima e credulidade;
- Canal de comunicação: suporte e contexto geral.
Funções das atitudes
- Motivacionais: satisfazer as necessidades psicológicas de adaptação (relacionadas com a gratificação), de defesa (protecção do eu) e de expressão de valores (sentido de identidade);
- Cognitivas: fornecem padrões e pontos de referência que permitem ao indivíduo dar sentido ao seu mundo conceptual interior;
- Sociais: referem-se à influência da posição dos outros na formação das atitudes e a sua respectiva função nos grupos sociais.