Psicologia-actividades em tempo de pandemia

Category : Tempo de pandemia

Serviço de Psicologia: actividades desenvolvidas

Em tempos de Pandemia, o Serviço de Psicologia da Casa do Educador & Unisseixal continua a desempenhar funções em tele trabalho, ao serviço dos alunos da Unisseixal e dos membros da Cesviver.

Atualmente existem 5 grupos de alunos, mediados pelos psicólogos, Dr. Vítor Vitorino e Fiona Sofia, que realizam video conferências por Messenger às segundas, quartas e sextas-feiras, e, cujo conteúdo é publicado na Página de Facebook: “Unisseixal – Psicologia para uma vida saudável”. Esta dinâmica tem como objetivos a promoção do bem-estar e convívio através de partilhas; o fortalecimento das relações interpessoais; a estimulação de funções cognitivas, nomeadamente da atenção e da memória a curto e a longo prazo; o desenvolvimento do empowerment, tornando os participantes com um papel mais ativo e autónomo; tudo isto é promotor de uma melhoria na qualidade de vida, bem como de um envelhecimento mais saudável e ativo.

As consultas de apoio e de acompanhamento psicológico estão a decorrer pelo telefone ou por video chamada por Messenger ou WhatsApp.

Têm sido feitos contatos telefónicos aos alunos das turmas de psicologia da Unisseixal e dos membros da Cesviver, de forma a disponibilizar apoio psicológico, caso seja necessário e, se possível, ir ao encontro das necessidades expressas pelas pessoas.

Dado que todos anos aparecem mais novos casos de défices cognitivos que podem ter diversas origens, tais como, por exemplo, depressão, AVC, Parkinson, Esclerose múltipla, Traumatismo Craniano Encefálico, entre outros, a estimulação das funções cognitivas torna-se, deste modo, algo cada vez mais pertinente. Neste sentido, o Serviço de Psicologia da Casa do Educador & Unisseixal dispõe de um Programa Certificado de Treino Cognitivo Informatizado denominado de Cogweb.

É relevante referir que os estudos indicam que os programas de intervenção cognitiva são eficazes na estabilização ou na melhoria do défice cognitivo, e que promove, desta forma, uma manutenção ou um aumento do desempenho cognitivo e da autonomia da pessoa, de acordo com as características do utente/cliente e, caso exista, da lesão.

Este programa é uma ferramenta que permite a implementação de planos de treino cognitivo online, supervisionado e prescrito, neste caso, pelo psicólogo; e que vão de acordo com as necessidades das pessoas.

Neste seguimento, é importante referir que existem diversos tipos de exercícios, e que estão organizados por função cognitiva (atenção, memória, funcionamento executivo, linguagem, capacidade construtiva e cálculo, e que permite a evolução ou a regressão de nível de dificuldade, consoante o desempenho do utente/cliente).

A grande vantagem que os alunos têm ao realizar estas sessões em casa, no seu computador pessoal, devido ao confinamento que a Pandemia Covid-19 gerou na vida de todos nós, é que podem fazer a sessão de treino cognitivo sem um tempo programado, as vezes que desejarem, diariamente, sozinhos e/ou em família, podendo consultar, no final da sessão, os seus resultados.

Atualmente as sessões de treino cognitivo através do Cogweb estão a ser realizadas por alguns alunos da Unisseixal e membros da Cesviver que solicitaram este tipo de serviço, o que está a desencadear uma superação de dificuldades geradas por diversas crenças bloqueadoras que as pessoas tinham em relação à tecnologia; promovendo assim, um aumento de confiança, bem-estar, autonomia, motivação e autoestima.


1 Comment

Avatar

Luisa Bernardo

20 Outubro, 2020 at 7:10 pm

Bem hajam todos os alunos e mestres da psicologia que conseguiram que os seus alunos continuassem a conviver e a sorrir numa forma diferente de comunicação…Parabéns a todos. LB

Leave a Reply