Na última aula de Psicologia Para Uma Vida Saudável, vivemos um momento especial de partilha e reflexão entre professores e alunos. Foi uma aula aberta que nos convidou a olhar para dentro de nós mesmos e a pensar sobre a forma como encaramos a vida. Um dos temas abordados foi a diferença entre o otimista e o pessimista. Compreendemos que a forma como interpretamos os acontecimentos, influencia diretamente as nossas emoções, decisões e qualidade de vida. O otimista tende a ver oportunidades mesmo perante as dificuldades, enquanto que o pessimista concentra-se no obstáculos e limitações. Ambas as perspectivas têm consequências, embora a visão positiva e equilibrada contribua para uma vida mais saudável e feliz. Outra reflexão foi sobre o pensamento e a consciência, com os quais construímos as nossas maiores prisões, através de crenças medos e julgamentos. A mente pode ser uma poderosa aliada, mas também um obstáculo quando não aprendemos a compreender e a gerir os pensamentos. Todos somos imperfeitos e, é precisamente isso que nos torna humanos. A inveja é um mal profundamente enraizado na sociedade, gerando conflitos, ressentimentos e sofrimento. Também a ambição desmedida e a falta de respeito pelo ser humano, que em muitos contextos é tratado como algo descartável pode ser observada em diversos acontecimentos da atualidade, onde interesses económicos, políticos ou pessoais se sobrepõem á dignidade humana e aos valores fundamentais da convivência. Aos nossos professores, deixamos uma palavra sincera de gratidão pelo conhecimento transmitido, pela paciência e dedicação, e pelo incentivo constante á reflexão e ao crescimento pessoal. Que o vosso trabalho continue a inspirar e transformar vidas!
Temas programáticos desenvolvidos:
Traumas Emocionais
Problemas Familiares
Bem-estar e Saúde Psicológica
Comportamentos
Recordando as aulas:
Metáfora do Iceberg: Consciente, pré-consciente e inconsciente.
Conformidade: Influência social, tipos de influência, fatores influenciadores, motivações e exemplos cotidianos.
Diferença entre conformidade e obediência.
O Carnaval: Origem e propósito. Origens religiosas e culturais, Raízes pagãs, Inversão social, "O Entrudo" e significado atual.
A importância do Carnaval, impacto económico e turístico, Identidade Cultural e Património, diversidade e inclusão social, origens e tradições e benefícios sociais e de lazer.
O Poder do elogio: Age diretamente sobre as ações, muda comportamentos, eleva a autoestima e a autoconfiança, afeta positivamente o desempenho, aumenta a produtividade e a criatividade, reforça capacidades e valores e gera bem estar e felicidade.
Benefícios do elogio, aumenta a autoestima de quem recebe. fortalece vínculos entre quem dá e quem recebe, estimula comportamentos saudáveis e cooperativo, cria ambiente emocional mais positivo, dá visibilidade ao esforço e não apenas ao resultado, reduz tenções e previne conflitos, tem efeito multiplicador.
Experiência de ASCH: Conclusão da experiencia de ASCH, influência social normativa, influência social informativa.
Simplicidade: Principais características da simplicidade, ausência de complexidade, naturalidade/espontaneidade, honestidade/sinceridade, modéstia/falta de ostentação e clareza.
Exemplos da aplicação, estilos de vida, comunicação e decoração.
Feridas de infância: As cinco feridas de infância e respetivas máscaras, segundo LISE BOURBEAU.
Rejeição / escapista,
abandono / dependente,
humilhação / masoquista,
traição / controlador,
injustiça / rígido.
Livros adotados: 1 - Curar as Cinco Feridas de LISE BOUREAU
2 - O Livro da Psicologia de EMILY RALLS e CAROLINE RIGGS
Finalização do tema "As cinco feridas emocionais"
O trauma na infância, gera ansiedade para toda a vida.
Dos 0 aos 3 anos - a "fundação" é estabelecida, com o desenvolvimento dos neurónios e do cérebro a nível psicológico e emocional muito rápido, a sua memória aprende a criar laços afetivos, a reconhecer rostos e a expressar emoções como riso, choro, surpresa e raiva.
Nesta fase tem necessidades básicas, que quando prontamente atendidas cria um sentimento de segurança.
Dos 4 aos 7 anos, - Formação de padrões emocionais: confiança, medo de errar, curiosidade e criatividade.
Começa a surgir a autoestima. A criança começa a compreender, regras, justiça, consequência das ações e sentimentos pelos outros, aprende a expressar emoções por palavras que dependendo do ambiente, pode desenvolver: responsabilidade e empatia, ou medo excessivo de desagradar e ser castigada.Dos 8 aos 12 anos, a criança passa a avaliar-se através do desempenho escolar, aparência física e popularidade. Podem surgir perfeccionismo, necessidade de aprovação, os amigos tornam-se importantes e formam-se relações seguras ou inseguras, a ansiedade social piora e tem medo da rejeição.
Na vida adulta, a ansiedade parece um mistério. Temos de saber porque estamos com os sentimentos afetados, estabelecer limites, desenvolver relações mais saudáveis. A mudança acontece quando os padrões antigos são contrariados por experiências repetidas e o cérebro começa a construir uma nova realidade.
AF
Feridas da Infância:
Toda a criança nasce alinhada com a alegria de ser ela mesma, (primeira fase da vida), para depois conhecer a dor de não poder agir da forma que gostaria (segunda fase), vivendo então um período de revolta, (que é a terceira fase). Como solução para esta situação, ela se conforma, e passa a ser o que querem que ela seja, (quarta fase).
Nem todos passam por todas as fases, algumas pessoas paralisam na terceira fase e vivem em situação de crise e revolta.
É na quarta fase, que nos adaptamos ao que é esperado de nós, que criamos as nossas máscaras de proteção, a fim de evitar viver o sofrimento que experimentamos na ocasião da segunda fase. Cada máscara corresponde às feridas emocionais da infância vividas pelo ser humano.
Conheça as máscaras desenvolvidas de acordo com cada ferida: Rejeição - Escapista ou tendência para fugir da realidade ou de evitar enfrentar problemas e situações difíceis.Abandono - Dependente, alguém sujeito a decisões, ajuda ou domínio de outrem. Humilhação - Masoquista, pessoa que sente prazer (físico ou psicológico) através da própria dor, do sofrimento ou da humilhação. Traição - controlador, pessoa com tendência a dominar, impor decisões ou restringir a autonomia dos outros, agindo frequentemente por perfecionismo ou ansiedade. Injustiça - Rígido - Apego às próprias convicções, tendência para pensar em termos de "certo ou errado", dificuldade em adaptar-se a pensamentos, ideias e novas situações com resistência a pontos de vista diferentes.
O primeiro passo no processo de cura de uma ferida é o reconhecimento da mesma e a sua aceitação, sem resignação.
Olhar e observar sem julgamento é o que levará ao autoconhecimento.
Continuação do tema "As cinco feridas emocionais"
Hoje, dia 8 de maio, contámos com a presença do Prof. Vitor Vitorino, que muito nos alegrou. Traição: A traição começa na infância, quando a criança deixa de ter confiança nos adultos, quando lhe quebram um compromisso ou uma promessa feita e não cumprida. Desta forma o comportamento dos pais é muito importante na vida de uma criança. Na escola os seus colegas podem traí-lo, simplesmente por lhe roubarem um lápis.
A traição é a violação da lealdade, da confiança ou de um acordo estabelecido. envolve mentiras, desrespeito abrangendo infidelidade amorosa, ou quebra de confiança em amizades. Sendo seres racionais e relacionais, criamos expectativas e por vezes magoamo-nos.
Os nossos valores e o grau de valor da amizade.
O meus valores e os valores de com quem me estou a relacionar no grau da amizade: Se estou a trair não estou a cumprir. O nosso relacionamento deve estar ao nível da clareza, simplicidade e confiança, tornando-se assim necessário para ser mantido.Mentiras e desrespeito, afetam o caráter do lesado, causando um impacto profundo na saúde mental, na Autoestima e Identidade.
Impacto na Autoestima e na Identidade:
O sentimento constante de "não ter sido o suficiente" para o outro.
Tentativa obsessiva de encontrar falhas em si mesmo para explicar o ato do traidor. Sensação de que a vida que conhecia era mentira, gerando desorientação. Ponto chave: A quebra da lealdade raramente é um acidente; é uma sucessão de pequenas decisões que afastam a pessoa da integridade.
Depois das férias da Páscoa, retomamos as nossas aulas, começando com o tema: As cinco feridas emocionais. Como superar os sentimentos que impedem a sua felicidade.
Autor: LISE BOURBEAU
As cinco feridas são:
REJEIÇÃO;ABANDONO;HUMILHAÇÃO;TRAIÇÃO;INJUSTIÇA;
Surgem na infância gerando dores profundas e “máscaras” de comportamento fugitivo, depende, masoquista, controlador e rígido, que o Ego cria para evitar o sofrimento, afetando a vida adulta, relações e o corpo físico.
Estudo da rejeição: A rejeição é o ato da não aceitação, exclusão ou repulsa social, amorosa ou familiar, frequentemente percebida como uma ferida emocional profunda que impacta a autoestima. É uma experiência humana Universal e dolorosa, ativando as áreas cerebrais semelhante à dor física. Mas pode ser superada desenvolvendo resiliência, autoaceitação e se necessário, apoio psicológico.
Principais aspetos da rejeição:
Tipo ativa – (Bullying; Deboche)
Tipo passiva - (Ignora; Tratamento silencioso)
Manifesta-se em relações amorosas no trabalho (demissões) ou na infância (rejeição parental)
Impacto emocional: gera sentimentos de baixa autoestima, solidão, insegurança exagerada, críticas e comportamentos de auto sabotagem.
«Se te feri foi sem intenção. Se te fiz sofrer, não foi isso o que quis.
Se não gostas de mim, tudo bem. Desejo-te o melhor. Sem ironia, sem superioridade moral, sem querer mostrar uma grandeza qualquer. Só porque acho que o ódio, mesmo pequeno, é uma forma de lenta morte. Se quiseres passar o resto da tua vida com ressentimento, não te censuro. Eu sei como é. O ressentimento é uma forma de calor, uma maneira de manter acesa a chama do que se perdeu. Não te equivoques: é ela que nos consome a nós»
Expostas várias opiniões dos alunos e professores. das quais extraímos as seguintes considerações sobre o tema. Vivemos para socializar, estar em relacionamento com os outros.
Planear vinganças, guardar rancores e injustiças, não é viver.
Não somos bons nem maus, somos todos limitados e imperfeitos.
Se nos sentirmos hostilizados, devemos defendermo-nos, exercendo a tolerância e assertividade, sem complicações, argumentando com calma e discernimento, expondo e não impondo, mas respeitando a opinião do outro.
Elogio: quando é sincero é bom, quando não for sincero é bajulação
Elogiar é oferecer ao outro um espelho onde ele se vê com os olhos do cuidado, do respeito e da valorização.
Sentir-se valorizado e reconhecido, aumenta a autoestima e, é fundamental em todas as fases da vida, em especial na infância.
6/02/2026
O Elogio de Augusto Cury
Visualização do filme “Palestra” e leitura de um texto do livro “O Elogio” de Augusto Cury.
O Carnaval com as suas diversas importâncias: Cultural (dança e criatividade), económico (turismo), social (inclusão, pertença de grupo e imaginação).
Ao Carnaval cujo significado é retirar a carne, com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma, assim como a abstinência dos prazeres mundanos, segue-se a Quarta-feira de Cinzas, depois o Domingo de Ramos e finalmente a Páscoa.
Anita Fernandes
13/02/2026
Carnaval e Quaresma
Quaresma:- Entre a Quarta feira de cinzas e a Páscoa vão 47 dias, mas a Quaresma são 40 dias pois os Domingos não contam.
Vertentes do Carnaval : - Cultural, Social e Económico
No Carnaval as pessoas que se mascaram, com a liberdade de…cada um pode fazer o que lhe der na vontade, porque…”É Carnaval ninguém leva a mal”…Fica a duvida?! A pessoa revela-se como ela é na sua personalidade e andou o resto do ano a fingir ser quem não era, ou…
Há casos e casos…Opiniões diversas sobre o significado da palavra…Pagã…
Inclusão Social…Misturam-se classes Sociais e identidades diferentes
Benefícios de lazer e de imaginação e criatividade na confecção de trajes e máscaras, especialmente pela alegria das crianças, e ao mesmo tempo alívio de tensões sociais.
É muito mais do que uma Festa, sendo um pilar Cultural que fortalece comunidades impulsionando a economia e proporcionando momentos de união e alegria.
A tendência de ajustar o comportamento ao outro pela necessidade de pertença Uniformização do comportamento da maioria, que nem sempre tem a razão.
As normas sociais influenciam o comportamento humano, status e regras sociais. Vários exemplos fora do padrão comunitário. O “Ser” social precisa do outro.
Variados testemunhos sobre diversas situações, dos alunos presentes.
Aula de 16 de Janeiro de 2026
Continuação do tema anterior: A Socialização
A Experiência de Solomon Asch é um dos estudos mais clássicos da psicologia social e ajuda a compreender como a socialização e a pressão do grupo influenciam o comportamento humano, mesmo quando a resposta correta é óbvia. Experiência de Conformidade de Solomon Asch (1951). Objetivo
Investigar até que ponto as pessoas conformam as suas opiniões às do grupo, mesmo sabendo que o grupo está errado. Um participante verdadeiro era colocado numa sala com 7 a 9 pessoas (atores). Era mostrada uma linha de referência e três linhas de comparação. A tarefa era simples: dizer qual linha tinha o mesmo comprimento da linha de referência. Os atores davam respostas erradas de forma intencional, de maneira unânime. O participante verdadeiro respondia em voz alta, depois de ouvir o grupo
Resultados principais:
- Cerca de 75% dos participantes conformaram-se pelo menos uma vez. Em média, houve conformidade em cerca de 33% das respostas. Apenas 25% nunca se conformaram ao erro do grupo. A experiência mostra que, durante a socialização, as pessoas podem abdicar do seu próprio julgamento para: Evitar rejeição social → medo de parecer diferente ou de ser excluído.
Manter harmonia no grupo → valorização do consenso social. Duvidar de si próprias → “Se todos pensam assim, talvez eu esteja errado.” Tipos de influência social identificados. Influência normativa: conformar-se para ser aceite socialmente.
EMOÇÃO
Aula de 23 de Janeiro de 2026
PSICOLOGIA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Professores :- Vítor Vitorino / Mª José Bento
Boas vindas ao regresso do Professor Vítor Vitorino
Resumo da aula: EMOÇÃO
Tema : Porque temos medo?
Como o nosso comportamento é adaptável às situações: Medo provocado por estímulo exteriores. Emoção ou sentimento, dependendo do estímulo
Medos que por vezes são antecipados à realidade
Reflexão sobre situações de medo já passadas por cada um.
Várias maneiras de enfrentar o medo
Função primordial do medo…Alerta, e sinaliza perigo real ou potencial
Situações de sobrevivência : - Lutar, fugir ou congelar. O que desencadeia o medo?
Perigos físicos
Experiências passadas
O desconhecido
Fatores Psicológicos/ Sociais. Quando o medo se torna um problema:
Fobias…Ansiedades…Em resumo: - O medo é uma ferramenta poderosa de auto-preservação mas a sua origem e intensidade variam, podendo ser uma proteção vital ou um obstáculo dependendo de como é interpretado ou gerido.
(António Ferreira)
SIMPLICIDADE
Aula de 30 de Janeiro de 2026
PSICOLOGIA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Tema: Simplicidade BIOLOGIA – economia de tempo, menos esforço. Psicologia – não precisar de provar que Psicologia – não precisar de provar quem somos. Sociologia – ato de resistência contra o excesso. Antigas tradições – ter acesso a algo anterior, ao esforço para ser alguém. Evolução, estatuto. Simplicidade para a Psicologia é um estado mental e um estilo de vida, focada na redução de distrações, valorização do essencial e cultivo da paz interior. Envolve o autoconhecimento, a fim da valorização do essencial, para eliminar o supérfluo, sem a necessidade de aparentar o que não é, promovendo o bem estar emocional e inteligência intelectual, ao assumir erros e limitações.
Principais características:
Ausência de complexidade: Algo fácil de compreender, descomplicado Naturalidade, espontaneidade
Modéstia / sinceridade: Ser franco e direto, sem rodeios.
Modéstia/ falta de ostentação:
Viver sem luxo ou exagero, valorizando o essencial
Clareza: na comunicação ou no estilo, sendo diretos e eficazes, sem rodeios.
Exemplos de aplicação:
Estilo de vida: optar por menos coisas, focar em experiências e não nos bens materiais. MAIS SER DO QUE TER
Comunicação: falar ou escrever de forma concisa e direta, sem rodeios. Algumas considerações sobre o tema entre os presentes.
Leitura breve de um texto de Augusto Cury, sobre a simplicidade.
Comentários recentes