Pirâmide de Maslow

Category : Aulas

Continuação da aula anterior…

Associado às motivações está a satisfação das Necessidades Humanas, estudadas no Século passado por Maslow, e cuja hierarquia se reproduz em anexo:

A Hierarquia Das Necessidades Humanas De Maslow

hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

piramide_maslow

  • Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • Necessidades sociais ou de amor, afecto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).

É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

Uma vez atendidos os dois níveis básicos de necessidades, os sentimentos de pertencer e de ser amado tornam-se necessidades incentivadoras. Isso inclui a necessidade de fazer parte de um grupo saudável, com relacionamentos acolhedores e saudáveis. Uma vez satisfeitas essas necessidades, o estímulo vem da auto-estima, o que inclui a necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, tendo seu trabalho reconhecido, premiado e assim por diante. Uma vez satisfeitas essas necessidades, a necessidade para a ser a de auto-realização, que muitos lutaram para tentar definir. Auto realizar é se tornar o melhor que você pode ser ou é capaz de ser. Nem todos podem ser presidentes da empresa ou o melhor aluno da sala. Mas podem ser o melhor empregado, jogador ou estudante possível.


Eu como bom animador desta sala tenho que examinar em várias dimensões.

As aulas não são um consultório, mas sim para providenciar ferramentas que ajudam a procurar um caminho mais sensato.

Vou fazer um convite para fazerem três propósitos a serem concretizados até ao fim do ano baseado no SMART.

S -Transformar a intenção em realidade;

M-Idealizar;

A-Outras prioridades – rever seja o que for

R-Reformulado

T-Etapa


2 Comments

Avatar

António Henriques

9 Janeiro, 2017 at 12:14 pm

Olha, mais um blogue no ar! Que bom!… Já me sinto mais acompanhado. Força, amigos e bom trabalho.

    Avatar

    Paulo Almeida

    10 Janeiro, 2017 at 1:06 am

    Obrigado pela força Professor António Henriques, ainda estamos a iniciar…

Leave a Reply