Regresso-Estamos de volta
Psicologia para uma vida saudável
A ”Psicologia para uma vida saudável" tem estado silenciosa, mas muito ativa! Quatro turmas a funcionar em pleno, sala cheia.
Continua a crescer o interesse por esta disciplina e cada vez mais se torna necessário apostar nesta área, tendo em conta os constrangimentos criados pela pandemia e outros acontecimentos globais que interferiram (e continuam a interferir…) com a saúde mental. Na verdade, o stress, a ansiedade, o medo e as fragilidades físicas são problemas reais, muitas vezes vividos de forma solitária.
Por outro lado, há mais informação sobre a importância da Psicologia na melhoria da qualidade de vida e isso é fundamental numa universidade sénior.
Os professores Vítor e Nelson, têm-nos sabido acompanhar com muita competência e sabedoria, fazendo com que sejamos também construtores de relações amigáveis nesta universidade, onde também vivemos de afetos.
Há sempre a oportunidade de aprender, de dar testemunhos de vida e partilhar preocupações de forma a minimizar o efeito dos problemas que desativam o nosso bem-estar e agigantam as mágoas. Percebemos que há alternativas, há ajudas e esse é o trabalho do psicólogo.
Começámos pelo conhecimento do “eu”, para que sejamos capazes de olhar de frente, com sinceridade, os nossos pensamentos, atitudes e opções que, na verdade, são os responsáveis por noites sem sono e dias cinzentos.
Aprendemos algumas estratégias para ter uma “mente positiva" e atitudes de comunicação que podem fazer a diferença na relação que estabelecemos com os outros. Especial realce foi dado à “escuta ativa”, nesta redefinição de conceitos e comportamentos capazes de gerar magia no nosso quotidiano.
A autoestima até deu direito a conferencista (Dra. Débora Água Doce) especialista na matéria. Na verdade, ninguém ajuda ninguém se primeiro não cuidar de si próprio e ninguém ama se não se amar primeiro.
Continuamos com o interesse em alta e preparados para continuar.
Sabemos, agora, que é possível trabalhar em nós o que nos impede de viver bem e reformular posturas, atitudes e expectativas para ter os dias mais leves e cheios de luz.
Sebastiana, aluna de Psicologia
3 de Abril 2022




Atualmente existem 5 grupos de alunos, mediados pelos psicólogos, Dr. Vítor Vitorino e Fiona Sofia, que realizam video conferências por Messenger às segundas, quartas e sextas-feiras, e, cujo conteúdo é publicado na Página de Facebook: “Unisseixal – Psicologia para uma vida saudável”. Esta dinâmica tem como objetivos a promoção do bem-estar e convívio através de partilhas; o fortalecimento das relações interpessoais; a estimulação de funções cognitivas, nomeadamente da atenção e da memória a curto e a longo prazo; o desenvolvimento do empowerment, tornando os participantes com um papel mais ativo e autónomo; tudo isto é promotor de uma melhoria na qualidade de vida, bem como de um envelhecimento mais saudável e ativo.






Desde há cerca de 6 anos que a Casa do Educador tem vindo a prestar um serviço aos seus Associados, Aderentes da Cesviver e Alunos da Universidade Sénior do Seixal (o qual é designado por “Conversas com o Psicólogo”), e que compreende um Atendimento Psicológico Pontual.
A psicologia tem várias ramificações de conhecimento e neste artigo falaremos daquela que se dedica a estudar como se dá o aprendizado em ambientes educativos e a eficácia das intervenções neste contexto.
As caminhadas aumentam a criatividade e as ideias surgem com mais facilidade, diz um estudo da American Psychological Asssociatiom.
Neste ano é propósito do professor Vítor Vitorino, abordarmos e reflectirmos sobre vários temas, nomeadamente o « EU e os OUTROS».
A
Após um ano e nove meses de interrupção, eis-nos a retomar actividade do nosso Blog.

Comentários recentes